terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cordel de Ismael Gaião


Um dos personagens mais populares dos cordéis da atualidade é o Seu Lunga, de Juazeiro do Norte, sempre com suas respostas afiadas para quem lhe faz pergunta besta. Encontrei esse cordel de Ismael Gaião em sua coluna COLCHA DE RETALHOS, do Jornal da Besta Fubana e trouxe para este Mundo Cordel:


SEU LUNGA, tolerância zero
Ismael Gaião

Eu vou falar de Seu Lunga
Um cabra muito sincero,
Que não tolera burrice
Nem gosta de lero-lero.
Tem sempre boas maneiras,
Mas se perguntam besteiras,
Sua tolerância é zero!

Ao entrar num restaurante
Logo depois de sentar,
Um garçom lhe perguntou:
O Senhor vai almoçar?
Lunga disse: não Senhor!
Chame o padre, por favor,
Vim aqui me confessar.


Lunga tava na parada
Com Renata perto dele.
Esse ônibus vai pra praia?
Ela perguntou a ele.
Ele, então, disse à mulher:
- Só se a Senhora tiver
Um biquini que dê nele!




Seu Lunga tava pescando
E alguém lhe perguntou:
- Você gosta de pescar?
Ele logo retrucou:
- Como você pode ver,
Eu vim pescar sem querer,
A polícia me obrigou.




Pagando contas no Banco
Lunga viveu um dilema
Pois com um talão nas mãos,
Ouviu de Pedro Jurema:
O Senhor vai usar cheque?
- Ele disse: não, moleque,
Vou escrever um poema.


Em sua sucataria
Alguém tava escolhendo,
- Por quanto o Senhor me dá,
Essa lata com remendo?
Lunga, sem pestanejar,
Disse: não posso lhe dar,
Porque eu estou vendendo.


E ainda muito irritado
A seu freguês respondeu:
Tudo que eu tenho aqui,
Eu vendo porque é meu.
Pois se o Senhor quiser ver,
Coisas sem ser pra vender,
Vá visitar um museu.


Lunga foi comprar sapato
Na loja de Barnabé
E um rapaz bem gentil
Perguntou: é pra seu pé?
Ele disse: não esqueça,
Bote na minha cabeça,
Vou usar como boné.


Lunga carregava leite
Numa garrafa tampada
E um velho lhe perguntou:
Bebe leite, camarada?
Ele disse: bebo não!
Depois derramou no chão.
- Eu vou lavar a calçada.


Seu Lunga tava deitado
Na cama, sem se mexer.
E um amigo idiota
Perguntou, a lhe bater:
- O senhor está dormindo?
Lunga disse: tô fingindo
E treinando pra morrer!


Seu Lunga foi a um banco
Com um cheque pra trocar
Um caixa muito imbecil
Achou de lhe perguntar:
O Senhor quer em dinheiro?
- Não quero não, companheiro,
Quero em bolas de bilhar.


Lunga olhou pro relógio
Na frente de Gabriela,
Quando menos esperava,
Ouviu a pergunta dela:
- Lunga viu que horas são?
Ele disse: não, vi não,
Olhei pra ver a novela!


Seu Lunga comprava esporas
Para correr argolinha
E o vendedor idiota
Fez essa perguntazinha:
- É pra usar no cavalo?
- É não, eu uso no galo,
Monto e dou uma voltinha.


Seu Lunga tava pescando
Quando chegou Viriato
- Perguntando: aqui dá peixe?
Lunga disse: isso é boato!
No rio só dá tatu,
Paca, cutia e teju,
Peixe dá dentro do mato.


Lunga foi se consultar
Com um Doutor que era Crente
Esse logo perguntou:
- O Senhor está doente?
- Lunga disse: não Senhor,
Vim convidar o Doutor,
Para tomar aguardente.


Seu Lunga, com seu cachorro,
Saiu para caminhar
E um besta lhe perguntou:
É seu cão, vai passear?
Lunga sofreu um abalo,
Disse: não, é um cavalo,
Vou levá-lo pra montar.


Lunga trazia da feira,
Já em ponto de tratar,
Uma cabeça de porco,
Quando ouviu alguém falar:
- Vai levando pra comer?
Ele só fez responder:
- Vou levando pra criar!


Lunga foi à eletrônica
Com um som pra consertar
Lá ouviu um idiota
Sem demora, perguntar:
- O seu som está quebrado?
- Tá não, está estressado.
Eu trouxe pra passear.


Seu Lunga foi numa loja
Lá perto de Itaqui
- Tem veneno pra rato?
- Temos o melhor daqui.
Vai levá-lo? Está barato.
- Vou não, vou buscar o rato
Para vim comer aqui!


Seu Lunga tava bebendo,
Quando escutou de Tião:
- Já que faltou energia,
Nós vamos fechar irmão!
Lunga falou: que desgraça!
Eu vim pra tomar cachaça,
Não foi tomar choque não!


Lunga tava em sua loja
Numa preguiça profunda
Quando escutou a pergunta
Vindo de Dona Raimunda:
- O Senhor tem meia-calça?
- Isso em você não realça,
Ou você, tem meia bunda?


Lunga saiu pra pescar,
Quando um amigo encontrou.
Depois de cumprimentá-lo
Seu amigo perguntou:
Lunga vai à pescaria?
Seu Lunga só disse: ia.
Pegou a vara e quebrou.


Jacó estava querendo
Apostar numa milhar
Vendo Lunga numa banca
Disse: agora vou jogar!
E foi gritando dali:
- Lunga, passa bicho aqui?
- Passa sim! Pode passar.


Seu Lunga sentia dor
Procurou Doutor Ramon
Que começou a consulta
Já perguntando em bom tom:
Seu Lunga, qual o seu plano?
Lunga disse: sem engano,
O meu plano é ficar bom!


Lunga tava em seu comércio
Despachando a Zé Lulu
Que depois de escolher
A fava e o feijão guandu.
- Disse: vou levar fubá.
E o arroz como está?
Seu Lunga disse: Tá cru!


Lunga com uma galinha
E a faca pra cortar,
Seu vizinho perguntou:
Oh! Seu Lunga, vai matar?
Com essa pergunta burra,
Disse: não, vou dar uma surra,
Logo depois vou soltar.


Lunga indo a um enterro
Encontrou Zeca Passivo
- Seu Lunga pra onde vai?
Ao enterro de Biu Ivo.
- E Seu Biu Ivo morreu?
- Não, isso é engano seu,
Vão enterrar ele vivo!


Lunga mostrou um relógio
Ao filho de Biu Romão
- Posso botar dentro d’água?
Perguntou o garotão.
Lunga disse sem demora:
- Relógio é pra ver a hora,
Não é sabonete, não!


Lunga fez uma viagem
Pra cidade de Belém
E quando voltou pra casa
Escutou essa de alguém:
- Oh! Seu Lunga, já chegou?
- Eu não, você se enganou,
Chego semana que vem!


Lunga levou uma queda
De cima de seu balcão
- Quer tomar um pouco d’água?
Perguntou o seu irmão.
Lunga logo, respondeu:
Foi só uma queda, meu!
Eu não comi doce não!


Na porta do elevador
Esperando ele chegar
Seu Lunga escutou um besta
Pro seu lado perguntar:
- Vai subir nesse momento?
- Não, que meu apartamento,
Vai descer pra me pegar.


Se encontrar com Seu Lunga
Converse, mas com cuidado,
Pois ele pode ser grosso,
Mesmo sendo educado.
Eu já fiz o meu papel,
Escrevendo este cordel
Pra você ficar ligado!

7 comentários:

  1. sou cordelista e todo poema me encanta. Um de natal para adultos e crianças.
    O Natal de Neli

    Amigo, caro amiguinho
    Uma história eu vou contar
    O natal de uma menina
    Que pra vocês vou mostrar
    Era uma criança humilde
    Mas deu muito o que falar.

    De família muito pobre
    Uma boa infância viveu
    Valorizando os momentos
    Felizes que Deus lhe deu
    No tempo da inocência
    Com sua família cresceu.

    Entre painho e mainha
    Assim a menina os chamava
    Foi uma vida difícil
    Mas essa menina não olhava
    Só percebia a bondade
    Naqueles que a rodeava.

    No tempo da sua infância
    Televisão não existia
    Computador muito menos
    Mas sabe o que acontecia?
    Brincava com a natureza
    Com coisas que ela fazia.

    Brincadeira desse tempo
    Todo mundo ia querer
    Melhor que o vídeo game
    Que faz criança esquecer
    Do ar e da liberdade
    Que lá fora pode ter.

    Esse lá fora que falo
    Não é meio da rua não
    Pode ser o seu quintal
    Ou brincar com seu irmão
    Tirar os olhos da tela
    Pra ver o nosso mundão.

    Observar nosso céu
    O fruto que Deus nos dá
    Também pode com as estrelas
    Junto aos amigos contar
    Contar bastante estrelinha
    E brincar até cansar.

    De barra-bandeira e boi passa
    De roda, anel e melancia
    De se esconder, minha gente
    Assim a menina vivia
    Mas do Papai Noel eu lhe digo
    Crer nele não impedia.

    Continuando a história
    Uma coisa eu vou contar
    O nome dessa menina
    Que agora eu vou lhe dar
    É um nome que eu dei
    Neli nós vamos chamar.

    Ela teve nove irmãos
    E com todos conviveu
    O seu pai era pedreiro
    E a mãe que Deus lhe deu
    Amiguinhos, vou dizer:
    Eu sei que ela sofreu.

    Todo ano no Natal
    A criançada esperava
    Um presente do papai
    Papai Noel aguardava
    Ele só trazia bombons
    E ali perto deixava.

    Só podiam ser bombons
    Os presentes que trazia
    Papai Noel era pobre
    Mas muita questão fazia
    Agradar a todos nove
    Isso ele sempre queria.

    Na casa da tal Neli
    Cama não se encontrava
    Só do painho e mainha
    Era que ali se achava
    Dormiam todos de rede
    Mas nunca se reclamava.

    Neli contava aos amigos
    As coisas que acontecia
    Quando chegava o Natal
    O que a criança queria?
    Esperar papai Noel
    Mas mesmo assim adormecia.

    Papai Noel de mansinho
    Com o seu presente chegava
    E embaixo de cada rede
    O presentinho deixava
    Aquele, o mais sabido
    Seu presentinho roubava.

    Papai Noel não é tolo
    E logo a história mudou
    Deixar presente embaixo
    Da rede não mais deixou
    Colocar dentro da rede
    A inteligência ele usou.

    Mas o melhor da história
    Agora já vai saber
    Sabem o que acontecia?
    Grande salada ia ter
    Mijo e bombons com força
    No outro dia ia se ver.

    Não estranhe amiguinhos
    Esta história de Neli
    Por que qual foi a criança
    Que não tenha feito chichi?
    Se isso não acontecia
    Venha me dizer aqui.

    Amigo, caro amiguinho
    Um recado eu vou deixar
    Seja rico, ou seja pobre,
    Faça o seu natal chegar
    Não importa o seu presente
    O que você vai ganhar.

    Seja beijo, ou seja abraço,
    O importante é guardar
    Guarde bem no coração
    E saiba aproveitar
    Porque o maior presente
    Mais tarde Deus vai lhe dar.

    Neli a dona da história
    Muitos presentes ganhou
    Com a força de vontade
    Por muito tempo estudou
    Juntou trabalho e estudo
    Até que um dia se formou.

    Digo o grande presente
    É encontrar felicidade
    Na pobreza ou na riqueza
    Com o coração sem maldade
    Seja sempre amiguinho
    Mande embora a falsidade.
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. seu lunga é demais! eu morava na rua dele =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, meu conterrâneo
      Sou do Ceara também Vou lhe fazer uma pergunta
      me responda neste instante
      O seu Lunga é Prefeito
      Ou é um comerciante?
      Pois eu sei que em um comércio
      Ele leva uma vida dura
      Pois quem é o dono das ruas
      É a própria Prefeitura...

      Excluir
  3. Vixe, aqui comentarista
    deixa contribuição
    mostrando que é cordelista
    também, mas eu não sou não
    asim, meio aperreado
    registro desajeitado
    a minha apreciação

    ResponderExcluir
  4. gosteii muito do cordel,vocês poderiam colocar mais cordeis nesse site sobre eu Lunga !

    ResponderExcluir
  5. Seu lunga está presente
    Um pouquinho em cada um
    Só não podemos fazer
    Malquerer a ser nenhum,
    Por isso vamos ter calma
    Aprender a bater uma palma
    Respeitando até Mussum.

    ResponderExcluir
  6. Vou parabenizar pelo cordel
    Ismael gaião
    Caboclo bastante inteligente
    E de bom coração
    Se estivesse ao seu lado
    Lhe dava um abraço
    É um aperto de mão!

    ResponderExcluir