Cordelistas, pesquisadores, divulgadores, educadores e demais pessoas dedicadas à Literatura de Cordel. Saiu o resultado do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, edição 2010, do Ministério da Cultura.
MinC republica lista dos classificados do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel
Serão premiadas 200 iniciativas de criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins, no valor de R$ 3 milhõesO Ministério da Cultura publicou hoje (22 de dezembro) no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 42 a 45) o resultado dos recursos da fase de habilitação do Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré e republicou a lista com os classificados no edital. Os projetos não classificados têm prazo de cinco dias úteis para interpor recurso. Ao todo, o MinC recebeu 688 inscrições. Deste total, 617 foram habilitadas, sendo que 449 receberam a pontuação mínima exigida e, portanto, estão classificadas.A lista com os classificados foi republicada por causa de um erro no sistema, que havia gerada uma listagem anterior incompleta. “A premiação valoriza a cultura do cordel como patrimônio imaterial do país”, afirma o diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba.Após a fase de análise dos recursos será divulgada a lista com os projetos selecionados, ou seja, aqueles que efetivamente vão ser premiados pelo Ministério da Cultura. Havendo disponibilidade financeira, o MinC poderá contemplar mais iniciativas por categoria.Pela nova listagem, a Categoria Criação e Produção teve classificados 120 projetos de apoio à edição e reedição de folhetos de cordel – apenas 80 serão selecionados – e outros 89 para livros, CDs e DVDs – sendo que os 20 primeiros serão selecionados.Na segunda categoria – Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros) – foram classificadas 12 propostas, sendo que apenas 10 serão premiadas, conforme o edital.
Para a terceira categoria – Formação– foram classificadas 20 iniciativas já existentes e outras 60 novas iniciativas. Esta categoria prevê o apoio a 50 projetos.Em Difusão (eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas) foram classificadas 63iniciativas existentes e 85 novas. Serão premiados 30 projetos nesta categoria.O resultado completo do edital encontra-se nos sites www.cultura.gov.br ehttp://mais.cultura.gov.br
O Ministério da Cultura publicou hoje (22 de dezembro) no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 42 a 45) o resultado dos recursos da fase de habilitação do Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré e republicou a lista com os classificados no edital. Os projetos não classificados têm prazo de cinco dias úteis para interpor recurso. Ao todo, o MinC recebeu 688 inscrições. Deste total, 617 foram habilitadas, sendo que 449 receberam a pontuação mínima exigida e, portanto, estão classificadas.
A lista com os classificados foi republicada por causa de um erro no sistema, que havia gerada uma listagem anterior incompleta. “A premiação valoriza a cultura do cordel como patrimônio imaterial do país”, afirma o diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba.
Após a fase de análise dos recursos será divulgada a lista com os projetos selecionados, ou seja, aqueles que efetivamente vão ser premiados pelo Ministério da Cultura. Havendo disponibilidade financeira, o MinC poderá contemplar mais iniciativas por categoria.
Pela nova listagem, a Categoria Criação e Produção teve classificados 120 projetos de apoio à edição e reedição de folhetos de cordel – apenas 80 serão selecionados – e outros 89 para livros, CDs e DVDs – sendo que os 20 primeiros serão selecionados.
Na segunda categoria – Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros) – foram classificadas 12 propostas, sendo que apenas 10 serão premiadas, conforme o edital.
Para a terceira categoria – Formação– foram classificadas 20 iniciativas já existentes e outras 60 novas iniciativas. Esta categoria prevê o apoio a 50 projetos.
Para a terceira categoria – Formação– foram classificadas 20 iniciativas já existentes e outras 60 novas iniciativas. Esta categoria prevê o apoio a 50 projetos.
Em Difusão (eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas) foram classificadas 63iniciativas existentes e 85 novas. Serão premiados 30 projetos nesta categoria.
O resultado completo do edital encontra-se nos sites www.cultura.gov.br ehttp://mais.cultura.gov.br
Conversando com o diabo.
ResponderExcluirAndando por longa estrada,
Quase toda ela esburacada
Já quase no clarear do dia.
Vi um vulto, todo rangendo,
Uma capa preta se erguendo
Chamei logo por virgem Maria.
Não se apoquentes menino,
Sou filho de João Severino
Que era neto de cangaceiro
Só estou aqui de passagem,
Não ligue pra minha imagem
O diabo é meu companheiro.
Meu pai foi que fez o trato,
Com um cara de pé de pato
Que morava lá nos inferno.
Não sei o que tá contratado
Mas sei que fui condenado
A ser seu escravo eterno.
Não tenhas medo de mim,
Pois eu sempre fui assim
Feio e muito mal acabado.
Sejamos só companheiros,
Pois eu sou um cavalheiro
Não temas ser maltratado.
Fiquei com olhos fechados,
Um pouco meio assustado
Sem saber se era verdade.
O vulto Foi rápido embora
Estou tremendo até agora.
Fugindo desta amizade.
Voltei pra casa, correndo.
Algo quente tava descendo
Das minhas calças molhada.
Foi o medo que lá passei
E até agora mesmo não sei
Se era uma alma penada.
Paulo Luiz Mendonça
Email pauloluiz41@hotmail.com