domingo, 16 de janeiro de 2011

Cariri tem primeira mulher na ABLC




Josenir Lacerda, do Crato, já tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É a segunda cearense


Crato. Uma região destaque na produção de cordéis passa a ter, pela primeira vez, uma representante na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). Josenir Alves de Lacerda, do Crato, é a primeira mulher caririense a fazer parte da entidade, e a segunda cearense. Ela foi empossada na cadeira número 37, no Rio de Janeiro, no último mês de dezembro. A cordelista teve um grande incentivador na sua caminhada: o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, o conhecido Patativa do Assaré, que chegou a fazer rimas de elogios ao trabalho da poeta cratense.

Um momento de emoção, em que o Cariri passa a ter uma representante na ABLC. Para Josenir, que assumiu a cadeira do titular Gonçalo Ferreira da Silva, é uma honra hoje estar nesse lugar. [Nota do Blog: Em comentário a este post, a leitora Jordanna esclarece que a cadeira 37 da ABLC é de José Soares, o poeta repórter, e não de Gonçalo, que é o presidente da Academia]. Ela está preparando o cordel, já que essa é uma missão de quem assume um lugar na academia, do seu titular. A presença da mulher e dos cordelistas cearenses na academia têm uma ênfase feminina. Josenir, agora imortal, passou a fazer parte a partir do seu contato com outra cearense, há cerca de 30 anos morando no Rio de Janeiro, Maria de Lourdes Aragão Catunda.

Josenir, nesse momento, prepara dois novos trabalhos para serem lançados por grandes editoras do cordel do Brasil. O primeiro deles, com um tema exclusivo sobre o cangaço, e que traz uma de suas características de trabalho, que é a pesquisa apurada. A "Medicina no Cangaço" será lançado pela editora Luzeiro, de São Paulo. A cordelista está ampliando um cordel que fez anteriormente, já que o cordel, que será lançado pela editora paulista, tem um formato maior e requer pelo menos 100 estrofes. Ela utilizou livros de pesquisadores do cangaço para verificar um tema diferenciado para explorar no cordel.

Outro trabalho virá pela editora Ensinamentos, de Brasília. Uma reedição do cordel, em livretos, escrito em parceria com o cordelista João Nicodemos. O cordel "Segredos da Natureza" fará parte da coleção Cesta Básica da Cultura e do Conhecimento. Mas a também integrante da Academia dos Cordelistas do Crato tem trabalhos na sua carreira de sucesso e com várias edições publicadas.

Um deles é "Linguajar Cearense", na quinta edição. Duas delas pela Tupinambá Editora, Livro Técnico e o primeiro pela Academia de Cordelistas do Crato. Esse trabalho, em particular, fez um giro pela internet, e serviu mais ainda para divulgar esse trabalho de Josenir, também fruto de uma pesquisa de resgate da linguagem coloquial do cearense. Termos, que segundo a cordelista, já não se fala mais. Por isso, a importância desse e a contribuição do cordel para o resgate.

Ainda criançaJosenir iniciou cedo no cordel. A menina tímida que começou a escrever versos de verdade para extravasar a sua timidez aos poucos conquista o seu espaço. De pequena, quando lia os clássicos do cordel para a avó, veio o tempero do imaginário.

A memória passa a ser povoada pelos príncipes e princesas, reis e rainhas, os dragões, os heróis nordestinos, o Pavão Misterioso. Ela vive cercada pela arte. Em casa, tem uma pequena lojinha de artesanato. O local é ponto de encontro de artistas, onde podem ser encontrados vários exemplares de cordéis, inclusive os seus.

São 63 livretos escritos. Desses, 14 parcerias, 16 coletâneas e 33 particulares. A inspiração surge de repente e os versos começam a ser decantados, entrando pelas suas origens. Josenir é funcionária pública aposentada. No trabalho brincava com os seus versos.

Desde que assumiu a Academia de Cordelistas do Crato, a convite do mestre Elói Teles, relembra a importância do folclorista que lutou pela preservação da literatura de cordel, teve uma preocupação em incentivara a participação da mulher.

Elizângela Santos, repórter
MAIS INFORMAÇÕES 
Espaço Cordel e Arte, localizado na Rua José Carvalho, 168, Bairro do Centro, Município do Crato - CE
Telefone: (88) 3512. 0827 [Nota do Blog: No mesmo comentário a este post, a leitora Jordanna esclarece que o telefone correto é 3521.0827]




FONTE: 
Jornal Diário do Nordeste de 16.01.2011, Caderno Regional
Leia mais em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=918371

7 comentários:

  1. é várzea alegre tem o cordelista sávio pinheiro na academia brasileira de literatura de cordel parabéns a josenir por essa grande conquista

    ResponderExcluir
  2. Israel,
    Já postei uma poesia do Sávio aqui(http://mundocordel.blogspot.com/2009/01/poesia-de-svio-pinheiro.html), mas, se quiser enviar algum material dele, será um prrazer postar novamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mairton,
    Eu sou Maria de Lourdes aragão Catunda, assino meus trabalhos como Dalinha catunda e tive o grande prazer de trazer Josenir lacerda para a ABLC, certmente por reconhecer o valor desta cordelista que como eu é cearense. Acho importante um intercâmbio entre academias e a união de codel e cordelistas.
    Sávio Pinheiro, que é médico, tem um trabalho maravilhoso. Em cordel, repassa aos pacientes informaçoes sobre saúde numa linguagem que todos entendem.
    Um abraço,
    Dalinha Catunda

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc, Dalinha. Acho que o Cordel está em um momento muito bom e que o intercâmbio entre as academias pode ajudar a aproveitar melhor esse momento.
    Seja sempre bem vinda a este Mundo Cordel!

    ResponderExcluir
  5. Marcos, só uma ressalva: Houve alguns equívocos na matéria e creio que a Elizângela irá emitir uma errata posteriormente. Josenir ocupou a cadeira n° 37, do poeta José Soares , o poeta repórter, e não do Gonçalo, visto que o Gonçalo é também o presidente da academia. O telefone correto é o (88) 3521-0827. As demais coisas serão esclarecidas. Obrigada pela postagem!!!

    ResponderExcluir
  6. Pronto, Jordanna. Já inclui suas ressalvas, claro que mantendo o texto original, já que não é de minha autoria.
    Obrigado pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Caro Marcos Mairton,
    Sou parceira de Dalinha Catunda no Cordel de Saia e também assino o Rosário Pinto (http://rosarioecordel.blogspot.com). Gostaria também de manisfestar o imenso carinho que tivemos ao receber Josenir Lacerda e, cetamente, incrementar a interface ABLC e ACC. Espero que a parceria dê muitos frutos para o universo da literatura de cordel. Deixo aqui meu comentário :

    Os folhetos de Josenir Lacerda há muito já fazem parte da Cordelteca - Memória da Literatura Popular, da Biblioteca Amadeu Amaral, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - www.cnfcp.gpv.br - e, através da poeta Dalinha Catunda, nome artístico de Maria de Lourdes Aragão Catunda, que a indicou para a ABLC, tive o prazer de conhecer, pessoalmente, pessoa tão meiga, delicada e talentosa. Nós. da ABLC, estamos premiados com a sua chegada. Ela chega para resgatar a memória do poeta repórter, José Soares, que passou pro andar de cima e, certamente, enviará suas notícias de encontros memoráveis com outros tantos poetas, que apenas mudaram para o andar superior da vida. Entretanto, nos deixou seu herdeiro o xilógrafo e também poeta Marcelo Soares. Toda a comunidade de poetas e editores está atenta às movimentações que essa bela face da cultura popular nos proporciona.
    Muito carinho para você Josenir,
    Rosário Pinto

    ResponderExcluir