quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Cordel na Rede Mundial






MUNDO CORDEL PELO MUNDO

O folheto "O Cordel no Embalo das Redes", de Dalinha Catunda, postado aqui recentemente, me deu ensejo de comentar sobre o novo gadget que instalei no blog desde o dia 14 de abril. Foi esse globinho aí ao lado direito, da Revolver Maps, que deve estar aparecendo também nesta postagem, e mostra os visitantes que estão conectados a este Mundo Cordel e vai contando os acessos.

Mas o que me chamou atenção nele foi um ícone que há na sua parte inferior, indicando a opção de por o mapa em tela cheia. Na verdade, ao clicarmos ali, abre-se o site da Revolver Maps e, além de o globo ficar bem maior, mostrando os nomes das cidades onde há visitantes on-line, do lado direito vai sendo mostrada a relação das páginas mais recentementes acessadas.

Há alguns dias, fiquei trabalhando até mais tarde e, aproveitando que trabalho com um computador de dois monitores, deixei aberto em um deles o globo da Revolver Maps e fiquei trabalhando no outro. 

Mas logo minha atenção foi atraída para os nomes das cidades piscando na imagem do globo, e, confesso: fiquei maravilhado ao perceber que, a cada menos de um minuto, um novo visitante chegava a este Mundo Cordel, vindo de um ponto qualquer do planeta, acessando as mais variadas páginas já postadas no blog.

Acho que fiquei uns cinco minutos olhando para a tela, antes de retomar o trabalho. Talvez tenha sentido pela primeira vez - de verdade - que, através do Mundo Cordel, faço algo importante pela cultura, especialmente a do meu país.

Mas, não posso esquecer, e não esqueço, que isso só é possível com a valiosíssima contribuição de todos os que acessam, seguem e enviam material para ser postado aqui.

Por isso, quero hoje compartilhar com cada visitante, seguidor e colaborador deste blog esse sentimento do qual acabo de falar, e agradecer muito a todos que ajudam a fazer do nosso planeta um Mundo mais Cordel.

Muito obrigado!

2 comentários:

  1. Olá Mairton,
    Bem interessante esta novidade em forma de um globo no seu Mundo Cordel.
    E saber que estamos interligados com o mundo é fascinante. Porém sem essa troca, sem essa camaradagem que existe entre boa parte dos poetas blogueiros, nada disso aconteceria. É você tem esta nobreza de dividir espaço, abrir portas e ter seriedade no que diz e faz.
    Estarei viajando para Ipueiras amanhã e aparecerei menos no mundo virtual.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dalinha.
    Você também tem feito um ótimo trabalho para que essas interligações entre os cordelistas se intensifiquem. Basta ver o exemplo das cirandas de cordel, sempre com ampla participação.
    Tomara que vc encontre muitos motivos para inspiração na visita à sua terra.

    ResponderExcluir