segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cordel e História


ENSINANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL

Caros amigos Mundocordelistas!
Ainda nesse mote do crescimento do cordel no campo da educação, que tenho abordado ultimamente, vejam que trabalho interessante encontrei, da professora Maria Ângela de Faria Grill, da UFRPE. Pelo que entendi, o trabalho foi apresentado no VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Vou transcrever só o primeiro parágrafo, mas quem quiser o texto todo (PDF), é só seguir o link:

A LITERATURA DE CORDEL E O ENSINO DA HISTÓRIA



EIXO 2 – Currículo, práticas educativas e quotidiano escolar



O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência desenvolvida no Curso de Especialização de Ensino em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através de uma Oficina. A expectativa dos alunos era de como é possível ensinar a História do Nordeste de uma forma crítica e ao mesmo tempo agradável, descolada dos livros didáticos que pouco abordam os problemas enfrentados pelas populações nordestinas, tais como a seca, a pobreza, a questão da terra, as disparidades sociais etc. Tentando preencher esta lacuna introduzi, como recurso didático, a literatura de cordel enquanto registro cultural, que trata dessas questões, já que é preciso se analisar os fatos históricos não somente a partir das versões oficiais, da fala dos políticos e jornais tendenciosos, mas também através das representações dadas pelos poetas de cordel que, através dos folhetos, mostram outras visões de momentos históricos vivenciados e testemunhados por eles. Esse rico material de estudo históricosocial pode ser significativo para se avaliar as versões que circulam em diferentes meios sociais, permitindo que se resgate uma série de atitudes críticas entre os chamados setores populares. Nesse sentido, estudar através da produção da cultura popular é estar aberto a todas as possibilidades, desvencilharse dos conceitos e preconceitos, privilegiando códigos e significados simbólicos partilhados entre sujeitos sociais de um mesmo espaço geográfico e de um mesmo tempo histórico.

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