quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Livro de Francisco de Barros e Silva



Fico duplamente feliz quando vejo um colega meu de magistratura dedicando-se à arte, especialmente à poesia. Primeiro, porque é sempre uma confirmação de que, apesar dessa vida corrida que levamos, é possível ver a beleza das coisas que encontramos no dia-a-dia, matéria prima para a arte. Segundo, porque acredito na arte como uma das formas mais marcantes de expressarmos nossa Humanidade, e é bom ver alguém que a gente gosta, expressando sua humanidade por meio da arte.

Digo essas coisas a respeito do livro autografado que me foi enviado por Francisco Barros e Silva, meu amigo Chicão, juiz federal no Recife, e parceiro de caminhada poética, cada um no seu estilo. 


O livro, intitulado "Engenho Canto Escuro", fala de muitas coisas, dentre elas, algumas que o poeta trata assim...


Coisas que abandonei.
Delas me esqueci, mas permaneceram
ao alcance dos olhos ao longo do tempo.

Houve quem as recolhesse, não sei.
Não as vejo mais.
Desconheço se existem. E as amo. Amo.

Não sei se pelo que eram. Pelo que imagino
que sejam, se estiverem em outas mãos.
Pelo brilho furtivo que existe quando as idealizo.

Quero tocá-las como no primeiro toque
- que desperta da coisa o seu sentido,
pelo amor de seu nome.
Quero pelo prazer que as retira do sono
quando não estão comigo.

Quero pelo espaço em branco, pelo contorno
de sua nitidez.
Pelo que me dizem quando longe
(em silêncio...)
Amadas esquecidas abandonadas ao querer
mais simples.

7 comentários:

  1. Oi, como eu faço para adquirir o livro intitulado "Engenho Canto Escuro"? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. Envia um email para marcos.mairton@uol.com.br que eu faço contato com o autor.

    ResponderExcluir
  3. adorei.como eu faço para adquirir o livro engenho canto escuro?

    ResponderExcluir
  4. O autor me disse que em breve estará à venda na Livraria Cultura.

    ResponderExcluir
  5. Eita, estava mesmo atrás desse livro! Um amigo meu me falou muito bem dele!! Só não me emprestou porque era de outra pessoa.

    Marcos, você falou que "em breve" o livro estará à venda. Se não for incômodo, será que vc pode precisar mais este termo. Tipo, este "em breve" é, por exemplo, na próxima semana?

    Obs: Olhei no site da Cultura e até agora não tem nada sobre o livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o autor quem me deu essa informação. Não sei maiores detalhes. Agradeço-lhe pela visita ao blog.

      Excluir
  6. Qual o preço do livro Engenho Canto Escuro??

    ResponderExcluir