quarta-feira, 18 de agosto de 2010

História do Cordel


NOVO LIVRO DE MARCO HAURÉLIO

A editora Claridade lançará, ainda em agosto, Breve História da Literatura de Cordel (112p., R$ 17,00), que integra a coleção Saber de Tudo. Escrito por MARCO HAURÉLIO, o livro reúne informações históricas e ensaios úteis para os que se aventurarem pelo universo fascinante da poesia do povo, do qual o autor faz parte desde sempre.

Breve História da Literatura de Cordel refaz o percurso do mais conhecido ramo da poesia popular brasileira, desde o sertão da Paraíba, onde nasceu Leandro Gomes de Barros (1865-1918), maior expoente do gênero.

O livro traz, ainda, um capítulo sobre a presença do pícaro no romanceiro nordestino — reaproveitado na peça de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida —, investiga a origem deste gênero literário, traça perfis de autores, editores e ilustradores e analisa as relações do Nordeste com o imaginário medieval.

A ilustração da capa é do mestre Jô Oliveira. Contribuíram, também, com leituras, sugestões e informações Aderaldo Luciano, Klévisson Viana, Rouxinol do Rinaré, Arievaldo Viana, Gregório Nicoló, Pedro Monteiro, José Honório, José Paulo Ribeiro e Varneci Nascimento.
 
Fonte: http://marcohaurelio.blogspot.com/2010/08/editora-claridade-lancara-ainda-em.html

2 comentários:

  1. Olá Marco, quero ser um dos mil primeiro(s) a adquirir essa obra, que como sem dúvida irá nos ajudar em entender ainda mais a dinâmica de nossa cultura. José Augusto. Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como adquir a Obra "Breve História da Literatura de Cordel".Entre em contato comigo - augustoaraujo.s@hotmail.com

    ResponderExcluir