quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cordelteca do Centro Cultural Banco do Nordeste


LUGAR DE CORDEL TAMBÉM É NA BIBLIOTECA

Quem me deu a notícia foi o Tibico Brasil, cineasta, fotógrafo e gerente do Ambiente de Gestão e Cultura do Banco do Nordeste, ou, simplesmente, o Tibico, meu amigo há mais de trinta anos:


- A gente agora tá com uma cordelteca lá no Centro Cultural - foi o que ele disse.


Fui lá para conferir. E que beleza! Cordéis dos mais variados autores, uns cuidadosamente espalhados em cima de uma mesa redonda, outros bem organizados em plateleiras, e o melhor, muitos nas mãos dos visitantes, sendo lidos, no mesmo espaço em que outras pessoas concentravam sua atenção em livros, jornais e revistas.


Não resisti. Fui até o estacionamento, peguei alguns exemplares de cordéis de minha autoria - que viraram livros ilustrados - e levei pra lá:


- Quero fazer uma doação - disse eu, entregando o pacote ao rapaz da recepção.


Ele olhou o conteúdo e abriu um sorriso:


- Cordel! O pessoal vai gostar! Esses livrinhos tem tido uma saída danada aqui...


Parece que o rapaz tinha razão. Ontem, voltei à cordelteca do CCBNB e só vi três de meus livros lá. A Ana Maria, bibliotecária a quem conheço desde o tempo em que eu trabalhava no Banco do Nordeste (faz tempo!), foi quem me tranquilizou:


- Os outros? Estão emprestados. Pra pegar eles aqui, só reservando...


Fiz o esforço que pude pra disfarçar meu ar de satisfação com o que Ana Maria tinha dito, mas acho que não deu. Saí dali e voltei para casa feliz da vida. Em parte por ver uma biblioteca bacana como aquela ter uma área especial destinada à Literatura de Cordel, mas também em parte por saber que meus cordéis estão lá, sendo lidos por muita gente.


E dá pra não ficar feliz com um negócio desses?!


Parabéns ao Tibico, à Ana Maria e todo o pessoal do Centro Cultural do Banco do Nordeste pela iniciativa da cordelteca.


O CCBNB, em Fortaleza, fica na Rua Floriano Peixoto, 9541, no Centro.


Seguem algumas fotos:




A mesa de cordéis, com três dos meus em destaque





O Tibico





A Ana Maria e o Henilton, ex-chefe do CCBNB

3 comentários:

  1. Mairton, ficamos muito felizes com suas doações. Estas publicações são muito bem recebidas por nossos usuários. Abraços e apareça sempre que puder. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mairton,
    Eu achei muito importante essa sua divulgação pois é uma porta que se abre para receber nossas criações.
    Eu até pediria a Ana Maria que nos orientasse em relação a doações.Eu mesma gostaria de doar minha coleção.
    Nós da ABLC Já inauguramos Cordeltecas no Ceará.
    Na Cidade de Ipu, de Reriutaba, está prevista inaugurações em Crateús e Aracati. Temos cordelteca em Sabará- Minas Gerais, e em alguns lugares do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Ana Maria e Dalinha,
    também gosto muito da ideia das cordeltecas, principalmente quando elas ficam junto de bibliotecas que permitem o acesso ao público em geral. Acho que já estamos contribuindo para a educação, a cultura e a valorização da Literatura de Cordel.

    ResponderExcluir