segunda-feira, 25 de abril de 2011

O primeiro cordel






FAZENDO CORDEL

Sempre chegam comentários em versos a este Mundo Cordel. De vez em quando tiro um tempo para dar uma olhada neles com mais calma e me surpreendo com as maravilhas que encontro.

Hoje estive revendo versos que aqui chegaram em fevereiro de 2009, de autoria de Vana Fraga, que se autodenomina Pequena Poetisa. 

Pelo texto, parece ser sua primeira tentativa de fazer um cordel. Parabéns, Pequena Poetisa, pela iniciativa. 

Como você bem diz, "O cordel nunca vai acabar". É por causa de pessoas como você que ele vai continuar vivendo!




Para Fazer Um Cordel
Pequena Poetisa, Vana Fraga

Para Fazer Um Cordel
Não Precisa Ser Coronel
Muito Menos Ter Anel
Aquele De Bacharel!!!

Parece Ser Muito Difícil
Pois Nunca Fiz Isso
No Começo Me Enguiço
Até Parece Feitiço!!!

Lá Vou Eu Aventurar
Pra Ver No Que é Que Dá
Não Conheço Cordel
Feito Aqui No Paraná!!!

Peguei Caneta e Papel
Comecei A Escrever
Deve Ser Primeira Aula
A Que Hoje Vou Ter!!!

Vou Anotar Tudinho
Pra Ficar Bem Bonitinho
Com Dedicação e Carinho
Farei o Primeiro Cordelzinho!!!

Sei Muito Bem Rimar
Tenho Na Língua o Versejar
Sem Saber Por Onde Começar
O Cordel Nunca Vai Acabar!!!

Escreve Aqui “Lê Ali”
Já Começou A Sair
Antes De Esta Noite Chegar
O Meu Cordel Vai Findar!!!

Aprendi Uma Lição
Pro Negócio Ficar Bom
Os Versos Trovados
Travo No Mesmo Tamanho!!!

Fiquei Encantada
Que Coisa Gozada
Tudo Bem Rimado
E O Cordel Esta Findado!!!

Se Aprendi Não Sei
Mas Que Gostei Gostei
Muitos Ainda Farei
Para Alegrar Você Meu Rei!!!

4 comentários:

  1. Olá Mairton,
    É bom ver o engatinhar da poesia, o querer despertar de um poeta e melhor ainda é ter alguém como voê que na atitude de postar, incentiva o futuro poeta.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  2. E ficou muito bom mesmo, Marcão!!

    Muito boa proposta...e melhor ainda este seu espírito de divulgação...nos ajuda e muito!

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. QUE TRABALHO VARAVILHOSSO,MEU IRMÃO POETA!
    FICO FELIZ EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE TRABALHAM EM PROL DA NOSSA CULTURA VERDADEIRA.QUE DEUS LHE ABENÇOE.

    E caminham lado a lado
    o professor e o poeta
    os dois mestres em sua lida
    dessa forma se completa
    a discordancia verbal
    para um é natural
    mas para o outro é correta.

    Já mi dissero que eu
    falo e iscrevo ruim
    mas eu digo o que sei
    e o povo intende assim
    o cordel é minha arte
    e foi Deus que deu pra mim.

    O professor fala bem
    mas é mal compreendido
    por nossas autoridades
    seu trabalho é esquecido
    a prioridade da escola
    é assunto preterido.

    TERMINO MEU COMENTÁRIO
    ESPERANDO QUE ALGUÉM NOTE
    O PROFESSOR E O POETA
    POR AI DANDO UNS PINOTE
    E PARA NÃO FICAR CALADO
    VOU DESENVOLVER ESSE MOTE.

    PÁDUA DE QUEIRÓZ

    ResponderExcluir
  4. Vô postar o meu cordel no meu blog garotas encantadas o nome do cordel é "Cantadas de um vaqueiro apaixonado" feito por mim e por minha BAF e colaborado por minha BFF. Olha lá quando eu postar e comenta se gostou ou não e ajude-nos a melhorar o nosso blog

    ResponderExcluir