sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O cordel e os clássicos da literatura


GLOSA E MOTE DE LUÍS DE CAMÕES


Depois de pedir a benção de Dante Alighieri, não posso deixar de render homenagens ao grande português, em cuja obra encontram-se motes, glosas, redondilhas, oitavas e tantas outras formas que até hoje influenciam a literatura de cordel e o repente.


Vejamos, por exemplo, o mote:
De vós quererdes meu mal
Me vem podê-lo sofrer.


Mote duplo, em sete sílabas, em cuja glosa observar-se-á que o glosador faz duas estrofes, a primeira fechando com o primeiro verso e a segunda com o segundo. Faço esse destaque porque, em nossa literatura de cordel, é mais comum encontrarmos o mote duplo ocupando as duas últimas linhas de cada estrofe. Vamos à glosa de CAMÕES:


De tantas penas cercado

Gozo de um bem que já tive

Que o que me é menos pesado

É ponderar que ainda vive

Um amor tão mal pagado,

A causa deste tormento,

Sem vós, me fora mortal;

Daqui vem que, em dano tal,

Só tenho o contentamento

De vós quererdes meu mal.


De vós quererdes meu mal

Vem o querer esta vida,

Porque a dor de tal ferida,

Posto que em si é mortal,

Fica assi[m] menos sentida.

Eu tenho a dor desta pena

Que me vós fazeis querer,

E, posto que me condena,

De ver que se me ordena

Me vem podê-la sofrer.


E, pra quem ainda não sabia, ele também criava em castelhano. Vejamos o mote:

Ojos, herido me habéis,

Acabad ya de matarme;

Mas, muerto volved a mirarme,

Por que me resucitéis.


Pues me diste[i]s tal herida

Con gana de darme muerte,

El morir me es dulce suerte,

Pues con morir me dáis vida.

Ojos, ?qué os detenéis?

Acabad ya de matarme;

Mas, muerto, volved a mirarme,

Por que me resucitéis.


La llaga, cierto, ya es mía,

Aunque, ojos, vos no queráis;

Mas si la muerte me dáis,

El morir me es alegría.

Y así digo que acabéis,

Ojos, ya de matarme;

Mas, muerto, volved a mirarme,

Por que me resucitéis.


Leio essas maravilhas e fico feliz de ver como é rico o nosso cordel. Como tem história, valor, poesia... É preciso que as pessoas conheçam melhor a poesia, para aprender a dar valor a essa arte tão forte em nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário